Hora certa

Educação

Educação
Todos pela Educação

Homofobia

Homofobia
Diga não!

Proposta de texto *Senso Comum* - UNIRV

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Agora sim, postem suas respostas.


60 comentários:

Unknown disse...

O senso comum é um saber que nasce da experiência cotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. É um saber acerca dos elementos da realidade atual. Um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessita-se para buscar melhor a orientação no dia-a-dia. E às vezes seguem certas elementos sem a real percepção, podendo ser apenas ilusões, vividas no cotidiano e muitas vezes a sociedade se restringe a fazer sempre a mesma coisa, sem querer saber o porquê, sem questionar, fazem tudo por impulso e continuam aceitando tudo como está, mesmo que isso esteja desigual entre as pessoas.

Kauara Cristina Rosa de Souza Silva
1º Período de Direito

Unknown disse...

Catielle Kauara Dias Silva - 1° período Direito - Unirv - Caiapônia

O Senso Comum é muito importante para a sociedade em geral. Nasce dessa experiência cotidiana, gira em torno do saber, através de hábitos, costumes, etc.
Sendo assim e fácil compreender que todos nos possuímos senso comum, mesmo variando de sociedade a sociedade, grupo social até profissional para profissional.
Entendendo que hábitos e costumes são comportamentos de praxe, normais de uma pessoa em relação a sua necessidade. É apenas sua forma habitual e costumes de se comportar.
Nem sempre a forma correta, mas a sociedade apoia, aceita.
E importante que seja assim, pois são experiências passadas de geração a geração, não deixando perder suas raízes.

_lol_ disse...

Hérik Junqueira Barbosa I Período Direito Sala: B

O senso comum que pode ter sido passado de gerações a gerações, é o que a pessoa vive no seu dia-a-dia, a pessoa adquire livremente um modo de entender e colocar sobre a realidade. Um exemplo, quando uma pessoa quebra um espelho, ela acredita que isso poderia dar a ela sete anos de azar, ou se uma pessoa fosse passar embaixo de alguma escada daria azar também. Então isso vem de geração a geração, dos avos que sempre que quebrava um espelho falava para o jovem que daria azar, então esse jovem com isso na cabeça passa para os seus filhos e de seus filhos para os seus netos, e assim por diante. A importância do senso comum no cotidiano das pessoas e que não deixa que se percam em meio a uma geração os costumes sócias, senso comum e o conhecimento acumulado e adquirido pela sociedade ao decorrer de sua vida. A importância também do senso comum e que o homem precisa dela para resolver e superar os problemas do dia-a-dia.

luiz disse...

Luiz Paulo Reis Silva - 1º periodo direito - Turma B

O senso Comum e tudo o que aprendemos no nossos dias, ou seja : Tudo que aprendemos espontaneamente no nosso cotidiano, é a interaçao de conhecimentos que aprendemos com tudo o que vemos diariamente, os conhecimentos que sao passados pra gente de geração em geração e o que vamos transmitir para que seja passada para as proximas gerações. O senso comum e o que orienta os individuos no mundo . A importancia do censo comum para nossos habitos e conhecimento adquirido para que o que fasemos dos nossos habitos sejam todos baseados no que aprendemos e o que e passado para a gente diariamente, e tambem para a construção de habitos que iremos levar para a vida toda usando o senso comum .

1º periodo de Direito - Luiz Paulo Reis Silva

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Senso Comum

Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.

É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.

Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.

Andréa Rozária da Silva - 1º Período de Direito - Turma B

Unknown disse...

Thaisa-1º-B-Direito

O senso comum é um saber que nasce da experiência que temos da nossa vida cotidiana ou seja do nosso dia dia. E um saber de elementos voltado para a nossa realidade, como hábitos,tradições,costumes enfim de tudo que necessitamos para nós orientar no dia dia, e um saber que nós adquirimos de uma forma natural espontânea e como uma observação que fazemos sobre um fato,como por exemplo quando colocamos o leite para ferver e ao observar que logo ele começa a subir até derramar, então uma pessoa de senso percebe que o leite ferve e derrama mais ele não sabe explicar cientificamente o que ocorre.

Unknown disse...

O senso comum são os primeiros a serem adquiridos de uma forma não rigorosa, e sim com uma convivência com outros seres, com a natureza, assim ele ajuda a obter abetos e costumes em uma sociedade.O senso Comum e tudo o que aprendemos no nossos dias.
Um exemplo, quando uma pessoa quebra um espelho, ela acredita que isso poderia dar a ela sete anos de azar, ou se uma pessoa fosse passar embaixo de alguma escada daria azar também.
Esses exemplos são senso comum porque não é provada pela ciência.
weydegleisson

Unknown disse...

O Senso Comum é passado de um para o outro, é o conhecimento que adquirimos no nosso dia-a-dia, sendo um saber voltado para nossa realidade, como hábitos, costumes, tradições, sobre tudo que necessita-se para buscar uma melhor orientação no nosso cotidiano.

Amanda dos Santos Gouveia - 1º Período - Turma 'B'

Unknown disse...

Cleuder Alves Mendonça Filho - 1° período de Direito - Turma B

O uso do senso comum é uma prática exercida por todos nós em nosso cotidiano, seja na vida profissional como na social, o ato de persuadir uma pessoa é uma mostra desse senso comum tanto no positivo, quanto no negativo. Todos sabemos fazer uso do senso comum, pois isso nos é passado no nosso dia a dia, desde criança.

Rogeryo S.D disse...

Rogeryo Santos Dias – 1° período de Direito – UNIRV – CPA
O primeiro contato com o conhecimento é através do senso comum, até mesmo porque nossos pais e avós estão impregnados dele. É uma forma de conhecimento muito importante, pois proporciona o nosso primeiro contato com o mundo em que vivemos, por ele conhecemos o contexto social em que estamos, pois ele está presente na cultura e nos costumes.
O senso comum dita, muitas vezes, o que é certo e errado dentro de uma sociedade, até mesmo porque ele é muitas vezes repetido, e é disto que o nosso cérebro precisa para acreditar em algo, a repetição.
De tanto ouvirmos e considerarmos como certo, pelo aceitamento de toda a sociedade, o senso comum, muitas vezes, se torna verdade.
Quando dizemos que determinada fruta provoca fraqueza, algumas pessoas realmente sentem fraqueza ao consumi-la, não pela propriedade da fruta em si, mas pelo psicológico que acredita que a determinada fruta gera fraqueza. Com isso pessoas criam o hábito de não consumir a fruta e repassando a experiência através do senso comum, o habito se torna um costume nacional.

Unknown disse...

O Senso Comum é um conhecimento de extrema importância para uma população, ele orienta os indivíduos no seu dia-a-dia e sempre busca o melhor para os seres humanos, com isso podemos dizer que o senso comum é uma experiência de vida, que é sempre repassada de um para outro, para que possamos ter uma vida melhor.
Aécio Bonfim Moraes Cruvinel - 1º Período - Turma 'B'

Unknown disse...

Karolayne Silva Soares - 1° Período - Unirv - Cpa

O senso comum e o saber que nasce da experiência, da vivência do dia - a dia do homem que vive na sociedade. Assim e um saber, um saber sobre hábitos, costumes, práticas, tradições e regras. O senso comum e adquirido quase sem se dar conta.
hábitos e Costumes diversificam de um grupo para outro. Essas variações as vezes se devem á ascendência das pessoas, do lugar onde nasceram, região e até o contato com outras pessoas.
Um exemplo é, nós dias muitos frios muitas pessoas tem o hábito de tomar banho quente antes de dormir. E de costume ir direto depois do banho para a cama pois teme ficar gripada se sair do banho quente e ir para lugares frio. Sendo assim e totalmente compreensível que temos hábitos e costumes.

Unknown disse...

Roosevelt Antônio Vieira - 1º Período - Direito - Unirv - Cpa
O senso comum se torna importante para a construção de hábitos e costumes sociais, pois e a partir dele que o homem começa a se orientar no mundo, este mundo e dado ao homem que vai executando tarefas praticas com eficiência e enriquecendo este mundo e modelando de acordo com suas necessidades e interesses e também cria um mundo dos utensílios e o mundo da cultura. O senso comum parte de grupos primários como a família aonde o conhecimento básico e transmitido por esse grupo e vai se expandindo de acordo com o contato do homem com a sociedade.

Unknown disse...

Para Rodrigues (1980), o senso comum é os contatos que normalmente usamos com familiares, orienta os afazeres, executando tarefas, mas que se estende como sistema por toda sociedade, além disso estabelece normas de uma boa convivência, e assim conservando relações que julgam proveitosas ao bem comum.
Para Bunge (1980), a ciência é como ideias estabelecidas como o conhecimento científico, é a atividade produtora de ideias novas como, investigação científica, afirmava que o conhecimento científico é fático, já seus enunciados confirmam que os chamados dados empíricos, na ciência fática poderia considerar o mundo como inesgotável, Bunge acreditava que existia a separação das ciências: ciência da natureza e a ciência do espírito, ambas, não céticas, não falíveis, quando a ciência erra, tem seus métodos a correção, já a generalização do espírito científico a todos aspectos da vida é mais seguro do progresso científico social do homem.
Lorena Cássia Gomes Siqueira - 1º Período - UniRV CPA

Unknown disse...

De acordo com Rodrigues e Hans-Georg Gadamer, o senso comum, são os hábitos, em que os povos, seguem de geração em geração, mas não e confirmado de que se fazer algo, vai melhorar. Por exemplo: Se uma pessoa está nervosa, é só tomar um suco de maracujá que passa. Esses são os conhecimentos dos povos antigos, são coisas que não são provadas cientificamente, e o senso comum vai mais pelo provável. Desta forma as pessoas vão se acomodando, se habituando com que as outras dizem. Alunos do ensino médio utilizam muito o senso comum, quando eles utilizam a Wikipédia, e uma fonte de pesquisa muito utiliza, mas nos traz muitas informações que não são verdadeiras, além de trazer trabalhos repetitivos. Com esses tipos de facilidade as pessoas acabam se prendendo ao senso comum.

Irismar Fernandes Carvalho - 1º período direito - Turma B

matheus falcao disse...

Matheus Silva Falcão - 1 ° Período de Direito - Unirv - Caiapônia

O senso comum é muito confundido pelas pessoas, como uma crença ou até mesmo por um mito, mais esse senso comum são conhecimentos que vem naturalmente sem tanto rigor no nosso dia a dia ,e seguido das palavras “eu ouvi falar” ou de um “dizem que é dessa forma” segundo Rodrigues 1980.
Para nossos hábitos e costumes, esse senso é muito utilizado porque esse é considerado o primeiro conhecimento que o ser humano adquire com a observação da natureza , e as pessoas mais velhas que estão a sua volta, com isso vai criando costumes que nesse caso é dormir até mais tarde nos dias que estão mais frescos, e após começar a fazer grupos sociais e até mesmo na família, essa pessoa tem os seus hábitos nos grupos que ela vai se adequando só por base no senso comum. Já para Bunge 1980 o senso comum já tem um significado diferente que é a modificação da natureza pelo homem ou do homem para se adequar a natureza, e da construção da sociedade pelo ser humano e sua própria construção.
Nossa sociedade é cheia de hábitos diferentes que são criados por formas diferentes de viver das pessoas, que vivem em lugares diferentes tem senso comum diferente e pensam de varias formas sobre esse senso

Unknown disse...

O senso comum é o primeiro conhecimento em que o individuo tem contato, seja ele rico ou pobre. Quando pequenos temos a tendência de reproduzir o que os mais experientes dizem. O senso comum chega ás pessoas através da oralidade, geralmente os mais velhos ensinam os mais novos.
O individuo primeiramente reproduz esses conhecimentos no grupo familiar e com os amigos. A principal diferença entre o senso comum e o conhecimento cientifica é o que método que cada conhecimento passa.
O homem atua no mundo assim como o mundo atua nele. Os homens construíram a sociedade e ela, constrói o homem. A sociedade modifica o homem, muda seu modo de pensar, agir, costumes, crenças e conhecimentos.
É o homem que gera o conhecimento, ele modela e remodela a natureza, baseia suas plantações, muito desses conhecimentos não tem uma base cientifica, mas a ciência popular é aceita por muitos em todo o mundo.
Leonan Henrique Silva Matias - 1°Período - Direito- UNIRV - CPA

Unknown disse...

Danilo José Alves Teixeira - 1º Período de Direito - UNIRV - Cpa

O senso comum é o primeiro conhecimento que adquirimos independente da classe social, onde nos auxilia a como se comportar numa sociedade.
O senso comum é frequente nos grupos familiares, onde geralmente os mais velhos, opinam sobre os mais diversos assuntos, sem ter um estudo aprofundado.
Os costumes e hábitos que desenvolvemos têm grande influencia do senso comum, pois quando alguém diz que isso é bom ou ruim, ou que tal fruta faz bem a saúde, acreditamos e adquirimos esse hábito e assim cada um vai contando para o outro e acaba virando um costume.
O homem vem para esse mundo não só para usufruir do que já é existente, mas para construir um novo universo para satisfazer seus desejos.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Isadora Teixeira 1ª Turma B Direito
O senso comum é uma experiência passada de geração para geração, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. E um costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.
Desde quando nascemos já nos fazem vítima do senso comum; por exemplo, dizem que se dar café amargo para o bebe ele não tem cólica.
O senso comum não é preciso ser provado científicamente para que as pessoas acreditem e o aceitem. As pessoas utilizam muito o senso comum no dia-a-dia para resolver problemas as vezes simples o até mesmo complicado.

Unknown disse...

Glenda Samara Rodrigues Muniz - 1º Período de Direito - UNIRV - Caiapônia

O senso comum é a primeira forma de conhecimento,é passado de geração a geração,devido a ele surgem os hábitos e os costumes sociais.São basicamente costumes transmitidos para as gerações seguintes.Um exemplo de senso comum: são as lendas e os provérbios ou ditos populares.
A lenda é vista como uma história ou fato irreal,imaginário que é contado de uma pessoa para a outra.E rapidamente essa história se espalhe e se torna um hábito.
Exemplo: “A mula sem cabeça”, “Curupira, Lobisomem”, “Boitatá” etc.
Já os provérbios ou ditos populares são ensinamentos e aprendizados que ocorrem durante a vida,que é uma cultura popular,e se tornou um costume na sociedade.
Exemplo: “A pressa é a inimiga da perfeição”, “ Errar é humano”, “Onde há fumaça,há fogo”, “A mentira tem perna a perna curta etc”.

Unknown disse...

Tatiane Moreira Sousa - Período: 1° - UniRV CPA

Interpretando Bunge em 1980, conclui-se que quando os seres humanos vieram ao mundo não existiam dogmas preestabelecidos, os quais se deviam obrigatoriamente serem seguidos; pelo contrário, ao homem foi dada a faculdade de criar suas próprias "verdades", com o escopo de satisfazer, por exemplo, algumas necessidades contidas no contexto histórico em que foram criadas. Logo, por corolário lógico, muitas coisas do senso comum atual são diferentes ou até contrárias, ao senso comum de antigamente.
E, segundo Rodrigues em 1980, aludidas regras do senso comum, geralmente, são oriundas de conhecimentos empíricos, sem muito fundamento científico, os quais são, em regra, repassados pela célula mãe da sociedade, ou seja, pela família. E deste modo, pelo fato de crescermos ouvindo tais regras acabamos concedendo a elas certo grau de veracidade como se fossem realmente comprovadas através de métodos científicos, de modo que, mesmo que aparentemente pareçam meio sem lógica, as obedecemos como se realmente fossem verdades.
Neste diapasão, trago à baila algumas regras do senso comum atual: Pé de coelho da sorte, se dormir a dor passa, etc.

Unknown disse...

Elana Silva Nunes - 1° Período de Direito - UNIVR - Cpa

O senso comum é o conhecimento passado de geração a geração, que se adquire por meio de experiências vividas dos mais velhos, que transmite suas informações para os mais novos. Um conhecimento que todos temos como verdade, que tem uma grande importância, pelo fato de ser o primeiro contato do individuo ao conhecimento, este que é de forma fácil e compreensível, que não se pode obter por meio de métodos científicos, mas sim pela a convivência com outras pessoas em nosso dia-a-dia, assim formando nossos hábitos e costumes comuns do cotidiano, pois se trata de um conhecimento pertencente a um grupo especifico.
O individuo é orientado no mundo pelo senso comum, ordenando seus afazeres, suas tarefas e funções com eficiência, e estabelecendo normas de boa convivência visando o bem comum para toda a sociedade e adquirindo conhecimento para opinar em diversos assuntos, e o mundo é dado ao homem, para ser enriquecido de conhecimento, e não para ser desapreciado, pois ele o adapta de acordo a suas necessidades.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Em se tratando de senso comum pode-se dizer que são conhecimentos populares vindos de geração em geração adquiridos também em no nosso próprio dia-a-dia, por um amigo, vizinho ou familiar. É um saber que esta ligado a costumes, tradições, regras e hábitos, como por exemplo; A avó da minha vizinha ensinou a mãe dela que se ela cortasse os cabelos na lua crescente eles cresceriam rápido. E assim como minha vizinha também aprendeu com sua mãe este senso comum ela vai passar adiante para seus amigos, familiares e até mesmo para seus futuros filhos. Portanto senso comum pode ser considerado um conhecimento orientador, trazendo uma melhor orientação no nosso cotidiano, conservando um saber que julgam ser proveitoso, atuando adequadamente em casos específicos e até apoiando assuntos variados.

Ranielly Alves dos Santos - 1° Período - turma B

Unknown disse...

Benaia Ferreira de Souza- 1°período de Direito - UNIRV - Cpa

O mundo deve ser adequado de acordo com as necessidades da sociedade e enriquecido com outros universos.Nesse caso o senso comum é utilizado como orientação,pois ele de certa forma conduz o indivíduo dentro desse mundo.É normal em uma sociedade serem construídos hábitos e costumes para uma melhor vivência,no qual o senso comum assume um papel importante,pois através deste pode se estabelecer normas de boa convivência e conservar-se as relações que se julgam proveitosas ao bem comum.

Larissa Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Larissa Costa disse...

Larissa Costa Silva - 1° Período de Direito - UNIRV - Cpa - Turma B

O senso comum é um saber que nasce da experiência quotidiana, da vida que os homens levam em sociedade. Um saber sobre os hábitos, os costumes, as práticas, as tradições, as regras de conduta, enfim, sobre tudo o que necessitamos para podermos orientar-nos no nosso dia-a-dia: como comer à mesa, acender a luz de uma sala, acender a televisão, como fazer uma chamada telefônica, apanhar o nome das ruas da localidade onde vivemos, etc... É, por isso, um saber informal, que se adquire de uma forma natural (espontâneo), através do nosso contacto com os outros, com as situações e com os objetos que nos rodeiam. É um saber muito simples e superficial, que não exige grandes esforços, ao contrário dos saberes formais (tais como as ciências) que requerem um longo processo de aprendizagem escolar. O senso comum adquire-se quase sem ser dar conta, desde a mais tenra infância e, apesar das suas limitações, é um saber fundamental, sem o qual não nos conseguiríamos orientar na nossa vida quotidiana.

Unknown disse...

O senso comum é muito importante porque ele orienta as pessoas no mundo, ordenando seus afazeres, estabelecendo normas de boa convivência, visando o bem para todos. Os conhecimentos comuns são os que primeiro temos contato e normalmente nos chega de maneira não rigorosa a partir de "eu ouvi falar", é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, tudo aquilo que se necessita para viver bem.

Luís Felipe da Silva Moreira - 1º Período - Turma B

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.
Também faz parte do senso comum os conselhos e ditos populares que são tidos como verdades e seguidos pelo povo. Por exemplo: “Deve-se cortar os cabelos na lua crescente para que cresçam mais rápido”.
Warlen Silva Gomes - 1º Período - Turma B

Unknown disse...

Senso Comum
O senso comum é um saber que se adquire sem se dar conta, desde a infância, um saber informal que é adquirido através de contato com outras pessoas, com situações. O senso comum é um saber de elementos da realidade em que vivemos ,sobre os hábitos, costumes, tradições. São conhecimentos passados de gerações para gerações, conhecimentos acumulados de toda vida.
Exemplo de senso comum que vem nos acompanhando desde criança como: maracujá acalma, gato preto da azar, pé de coelho da sorte.

Marcos Suel Alves Silva
1º periodo de Direiro
turma: B

Unknown disse...

Karolyne J. Teixeira 1° periodo B'"
O senso comum é algo que não é comprovado cientificamente, ou seja, são habitos e costumes passado de geração para geração com possibilidades de ser verdade, como por exemplo: *Esfregar uma aliança de ouro até esquentar e por em cima do “ter-sol” acaba com ele; *Chá de camomila acalma; Gatos de três cores são sempre fêmeas; Cortar os cabelos na lua crescente faz com que os cabelos cresçam mais rápido; Chá de boldo cura problemas no fígado.

Unknown disse...

Felipe Gonçalves Ferreira 1° período
UNRV- FSURV Campus Caiaponia

Importância do senso comum para a construção dos hábitos e costumes sociais



O senso comum é algo criado, pelo homem para explicar o que não é de seu conhecimento cientifico. Mas como associa-lo com a construção dos hábitos e costumes sociais? Podemos dizer que o senso comum é ponto de partida para os demais, ele estabelece e impõe regras e hábitos. Então o senso comum esta ligado no cotidiano, na vida pessoal, social de todas as pessoas, é ele que primeiro nos ensina o que e certo e errado, ele tem a capacidade de gerar nas pessoas hábitos, e costumes sociais. Mas como explicar isso? O senso comum e utilizado da seguinte forma, por exemplo: - Ei não conte estrelas vai dar verrugas em você. Ou também, por exemplo; tenho que fazer minhas refeições na mesa por educação.
O senso comum muita das vezes no ajuda quando o conhecimento cientifico não e de nosso alcance, por exemplo; estamos em uma fazenda e alguém diz que vai chover por que esta muito quente, e você não tem nem um método para provar se essa pessoa esta certa ou errada, e por ventura chove, dizes que o senso comum nos orienta quando a ciência não e possível.
Logo o senso comum e um guia de primeira viagem para todos nos, ate termos explicações cientificas, que nos de outros caminhos.

Unknown disse...

O senso comum são os primeiros a serem adquiridos de uma forma não rigorosa, e sim com uma convivência com outros seres, com a natureza, assim ele ajuda a obter abetos e costumes em uma sociedade.O senso Comum e tudo o que aprendemos no nossos dias.
Um exemplo, quando uma pessoa quebra um espelho, ela acredita que isso poderia dar a ela sete anos de azar, ou se uma pessoa fosse passar embaixo de alguma escada daria azar também.
Esses exemplos são senso comum porque não é provada pela ciência.
weydegleisson 1°Período - Direito- UNIRV - CPA

Unknown disse...

Keroly Wayme Rodrigues - 1º Período de Direito - UNIRV - Cpa

O senso comum é a primeira forma de conhecimento de conhecimento que adquirimos, saber que alcançamos a partir das coisas vividas no nosso cotidiano, onde se baseia na nossa percepção, não servindo como fonte de pesquisa, por não ser um conhecimento palpável, ou seja, não é provável, totalmente ligados as nossas raízes culturais, nos levando a construir nossos primeiros conceitos, a partir de pequenos fatos corriqueiros que acontecem no nosso dia-a-dia, formando então nossos hábitos e costumes na sociedade.

Unknown disse...

O senso comum é o saber que adquirimos através de experiências vividas ou ouvidas no nosso dia-a-dia. Ele tem importância para nossos costumes e hábitos, pois ele orienta as pessoas diante de seus afazeres, estabelecendo normas para termos uma boa convivência. O dito popular também faz parte do senso comum e como se fossem verdade são seguidas pelo povo. Exemplo: cortar o cabelo na lua crescente o faz ele crescer.
Poliana 1º período direito - Turma B

Unknown disse...

Valdir Martins Pereira 1º período direito - Turma A Unirv - Cpa.

Apesar de não ter base científica, o senso comum se torna importante para a sociedade humana, devido a dois fatores: primeiro o pouco acesso a ciência por parte da população e segundo pela grande difusão no mundo.
Os primeiros ensinamentos que são recebidos por um ser humano, por parte de seus progenitores, não são de campo ciêntífico, mas do campo do senso comum, e é nesta fase que começamos a moldar nossa personalidade, crescemos, temos contato com a ciência, começamos a fazê-la, mas carregamos dentro de nós, aquilo que nós foi primeiramente ensinado.
E por isso que o senso comum é importante na construção de hábitos e costumes na sociedade humana, por mais que queiramos ser científicos, todos os dias não usamos apenas a ciência em nossos assuntos, mas também o conhecimento empírico de mundo, o senso comum.

Unknown disse...

- Michael Borges – Direito – 1° Período – Campus Caiapônia.

“O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas”. Quando alguém reclama de dores no estômago, esta pessoa pode fazer um chá de boldo que já era usada pelos avós de nossos avós, sem no entanto conhecer o princípio ativo (substância química que faz você melhorar) das folhas e seu efeito. Ao mesmo tempo, quando atravessamos uma rua nós estimamos, sem usar uma calculadora, a distância e a velocidade dos carros que vem em nossa direção. Estes exemplos indicam um tipo de conhecimento que se acumula no nosso cotidiano e é chamado de senso comum e se baseia na tentativa e erro. O senso comum que nos permite sentir uma realidade menos detalhada, menos profunda e imediata e vai do hábito de realizar um comportamento até a tradição que, quando instalada, passa de geração para geração. Tais como escovar os dentes, ligar as luzes de nossas casas, limpar as coisas, tomar banho... etc. Um exemplo de senso comum é quando dizemos que se as formigas saírem de dentro do formigueiro é porque provavelmente irá chover. Isso é senso comum. Quando Uma pessoa está com dor, a outra manda ela dormir que passa dormir passa a dor, mais não é comprovado cientificamente, então é um senso comum. Um outro senso comum interessante é pesquisarmos tudo, no Google textos absolutamente sem nexos, porém bem escritos, coisas assim fazem com que as pessoas sejam acomodadas e presa ao senso comum, Acho que encontraremos muitos casos deste exemplo aqui.

Unknown disse...

Aluna :Dayane V de Oliveira, 1° período- Direito, UNIRV-CPA
Dissertação sobre o senso comum

O mundo esta a disposição do homem para ele fazer suas próprias escolhas no meio em que ele vive, procurando sempre melhorar para ter mais qualidade de vida. O próprio homem cria seus conhecimentos da forma que ele julga correto para ele.
Ao nascermos temos contato com o senso comum, uma forma de conhecimento que crescemos com ele, seguindo o que acreditamos, sempre ouvimos de alguém mais velho, e assim passamos a crer naquilo. Assim o senso comum faz parte da vida e da construção de idéias que vão se tornando rotineiras, se tornam um costume, como não cortar o cabelo em algumas fazes da lua, para não estragar, ou riscar a terra no quintal para fazer sol quando esta chovendo. Mesmo não estando comprovado cientificamente estimula as pessoas a fazer sempre o que acha necessário e se por consequência da certo ela faz disso um costume que as vezes é até importante para ela , passando o mesmo adiante. E esse costume seria importante para a sociedade? Certamente sim, porque se todos não tivessem algo para crer,nem mesmo a ciência teria um principio de onde partir para fazer uma pesquisa.

Unknown disse...

Marília Fernanda R. Silva- 1° Período- UNIRV - CPA

O senso comum é tudo aquilo que não é provável , aquilo que parte de conhecimentos adquiridos com a experiencia , tornando- se um costume.
Desde que nascemos , nos deparamos com o senso comum em nosso meio , em nosso dia-a-dia . Quando nossa mãe prefere nos dar um chá á um remédio que foi testado cientificamente que irá curar rapidamente, é um exemplo claro de que sempre existiu e existirá senso comum em nossas vidas , e esses hábitos , querendo ou não , iremos transmiti-los aos nossos filhos , tornando-os , assim , imortais.
É um conhecimento que não adquirimos sentados em uma cadeira , escutando o professor, é algo muito além. É com as necessidades , é com a experiencia , é de um "ouvi falar" que muitas vezes tentamos ignorar , mas já estamos destinados a tê-los em nossas vidas. Afinal , quando é que iremos deixar de olharmos para os dois lados da rua antes de atravessarmos ?

Unknown disse...

– Tacio Filho – Direito – 1° Período – UNIRV – Campus Caiapônia.

O senso comum e o acumulo de experiencias vividas, essas experiencias geram hábitos que são passados de geração para geração, essa forma de conhecimento vulgar não se baseia em métodos ou conclusões cientificas, esse tipo de conhecimento comum são os primeiros q temos contatos em nossa vida através de um "eu ouvi falar" ou "é assim que dizem". O senso comum constrói culturas, e é construído através de culturas.

Unknown disse...

Senso comum é tudo aquilo que não é provável cientificamente, conhecimentos que adquiridos com a experiência , tornando- se um costume. O senso comum é a forma de como compreendermos todas as coisas por meio de nosso convívio social, ou seja, é o saber que se adquirimos através de experiências vividas ou ouvidas no decorrer de nossas vidas.
O senso comum que adquirimos é um apanhado geral de nossos costumes, normas de vida, éticas, hábitos, tradições e tudo aquilo que se necessita para se viver. Cito agora aqui alguns exemplos de senso comum: Se deixar o sapato virado pra baixo a mãe morre,não pode passar debaixo de uma escada que dá azar....
Amanda Nayara-Direito-1º Período- Turma B

Unknown disse...

Eder severo dos anjos- direito-1° Período – UNIRV – Campus Caiapônia.
O senso comum e aquilo que nos adquirimos longo da vida por costumes hábitos experiencias ,todo ser humano nunca nasce sabendo muito menos tendo o contato com a Ciência..
Senso comum e muito usado quando as vezes nos acreditamos mais num remédio caseiro do que em de farmácia que foi estudado por muito tempo para depois ser usado mas a pessoa sabe que a o pai usava e sarava o avo o tataravó então isto se torna um senso comum
Toda sociedade participa do senso comum porque todo sociedade usa costume habitos e experiencias

Unknown disse...

Julyana Oliveira Direito-1° Período – UNIRV – Campus Caiapônia.
Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo. É uma forma de conhecimento vulgar ou popular. Se caracteriza por conhecimentos empíricos acumulados ao longo da vida e passados de geração em geração.
O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano.

Unknown disse...

-LUIZ CARLOS FARIA NEVES -DIREITO- 1° PERÍODO. CAMPUS CAIAPÔNIA

O ser humano vive em um mundo cheio de riquezas naturais, cabe a ele aproveitar do melhor, sem causar danos a este mundo. Construir uma sociedade de forma que possa interagir com esse mundo de modo que seja o mais aproveitado culturalmente para sociedade em si.
É através do senso comum que isso se torna mais fácil e possível. é o senso comum que nos mostra o primeiro indicio de conhecimento é a partir do conhecimento que iremos ter uma melhor forma de pesquisa sobre a riqueza natural.
Concluindo é o senso comum que aplica as regras e normas e as primeiras formas de conhecimento que a sociedade utiliza ha varias formas de convivência em comunidade que se tem como regra principal o senso comum, digamos que o senso comum é a base para o conhecimento e para uma boa convivência em um determinado grupo de pessoas.

Unknown disse...

Geovana S. C. de Melo - 1º Período - Direito A - Unirv - Cpa
Senso comum deriva da necessidade do homem de entender e explicar os mistérios da natureza e da realidade em geral. Senso comum nada mais é que a associação dos eventos cotidianos com conhecimentos informais adequados a realidade e a necessidade de cada contexto. Quando nascemos o primeiro contato com as descobertas provém do senso comum, conhecimento passado de geração em geração e tido como verdadeiro sem a necessidade de ser provado cientificamente. É a partir desse conhecimento informal que determinadas práticas dentro de uma sociedade passam a serem julgadas como certas ou erradas através dos costumes e valores, o senso comum é criado para explicar algo presente dentro de uma sociedade afim de formar uma consciência social de acordo com os interesses da comunidade e da sua realidade.

Unknown disse...

Edgar Silva Neto – Direito – 1° Período – B UNIRV – Campus Caiapônia
O senso comum é um saber que nasce da experiência cotidiana,e que pode ter sido passado de gerações a gerações,adquire por meio de experiências vividas dos mais velhos, que transmite suas informações para os mais novos,O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos.e nascer para o homem!

Unknown disse...

O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. Engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas e tudo aquilo que se necessita para viver bem.
No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias idéias e não busca
De maneira espontânea e sem querer as pessoas utilizam o senso comum a quase todo o momento: Ex: Quando se está com o intestino preguiçoso e a vizinha diz que ameixa e mamão é bom para ajudar o intestino, o que é que se faz? Corre para casa e se empanturra de ameixa e mamão. Isso é senso comum, a utilização de um método criado a partir de uma experiência natural.
Bárbara De Jesus Costa - 1° Período - Turma B

Unknown disse...

Marina Andrade Macedo Direito-1° Período – UNIRV – Campus Caiapônia.
Senso comum significa um tipo de conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observação do mundo.É um saber que não se baseia em métodos ou conclusões científicas, e sim no modo comum e espontâneo de assimilar informações e conhecimentos úteis no cotidiano. Ou seja é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Exemplo: cortar os cabelos na lua crescente faz com que eles cresçam mais rápido .

Unknown disse...

LUIZ CARLOS FARIA NEVES 1º PERIODO DIREITO “A” UNIRV - CPA

O ser humano vive em um mundo cheio de riquezas naturais, cabe a ele aproveitar da melhor forma possível sem causar dano a este mundo, construir uma sociedade de forma que possa interagir com esse mundo de modo que seja o mais proveitoso culturalmente para a sociedade.
E através do senso comum que isso se torna possível. E o senso que aplicara as regras, normas e costumes para construir a sociedade, e através do senso comum que vamos adquirir os primeiros conhecimentos para aplicar na sociedade assim podemos dizer que é o senso comum a primeira forma de conhecimento para a comunidade em geral.

Unknown disse...

Senso comum são toda a crença e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhadas como as cientificas. As informações que são passadas de geração para gerações costumes culturais. São os primeiros a temos adquirido através da sociedade. Podemos citar exemplo o que nossos avos falaram e transmitiram para nós, conhecidos como mitos: Quando se está com o intestino preguiçoso e alguém diz que ameixa e mamão é bom para ajudar o intestino, o que é que se faz? Comemos mamão e ameixa até dar o resultado que aprendemos como o certo. Todo senso comum são ditados populares que não haja uma estrutura especifica para este.

Valdirene Alves da Silva- Direito -1° período
Sala B

Unknown disse...

THIAGO VIRGÍLIO MOREIRA SANTOS COSTA 1° PERÍODO DIREITO " A" UNIRV - CPA

No senso comum não há análise profunda e sim uma espontaneidade de ações relativa aos limites do conhecimento do indivíduo que vão passando por gerações, o senso comum é o que as pessoas comuns usam no seu cotidiano, o que é natural e fácil de entender, o que elas pensam que sejam verdades, e que lhe traga resultados práticos herdados pelos costumes.
O individuo do mundo que executa tarefas praticas com eficiência estabelecendo as normas de boa convivência.



Unknown disse...

Amanda Nayara –Direito – sala B
O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, é o saber que se adquire através de experiências vividas ou ouvidas do cotidiano. No senso comum não é necessário que haja um parecer científico para que se comprove o que é dito, é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado indivíduo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias ideias e não busca conhecimento científico para ser comprovado.

Unknown disse...

Carlos André Silva Lima-Direito-Turma B


O senso comum e o conhecimento adquirido por nos, com a convivência, experiência e a observação do mundo.São conhecimentos adquiridos ao longo do tempo em nossa vida, e passado de geração em geração. Um exemplo são as coisas que nos prejudica, e que não podemos fazer quando criança, e que nossos pais nos ensina que e perigoso.Isso nos vamos passar para nossos filhos e nossos filhos vão passar para os deles e assim continua.

Unknown disse...

Tem muitas pessoas que confunde Senso Comum com Crença, elas acham que são a mesma coisa e na verdade são coisas bem diferentes. No Senso Comum aprendemos em nosso dia a dia e que não precisamos aprofundar para ter resultados. O senso comum é uma herança cultural que tem a função de orientar a sobrevivência humana nos mais variados aspectos. Através do senso comum uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e outras normas de vida que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões. O senso comum não é a atitude tomada em si, mas sim a concepção e a perspectiva criada pela pessoa sem a real intervenção do indivíduo.

Bruno Carvalho - 1º período direito - Turma B

Unknown disse...

EZIO MARTINS MORAIS FILHO 1º PERÍODO DIREITO “A” UNIRV - CPA
Os conhecimentos comuns são as primeiras informações adquiridas pelo homem. Pois este vem de forma fácil, não rigorosa, onde indivíduos compartilham seus conhecimentos uns com os outros. E por ser um saber informal que si adquire de forma espontânea através de contato com objetos que nos cercam este não exige esforço. Conhecimentos estes que não tem fundo científico, apenas hábitos ou costumes de um determinado grupo, como a família.
É o senso comum que orienta os indivíduos no mundo, ordenando seus afazeres, executando tarefas práticas com perfeição, estabelecendo normas naturais de boa convivência, mantendo relações que de forma geral faz um bem comum para todos. Desta forma pode-se pensar que o conhecimento comum é uma forma que o homem utiliza para construir a si mesmo, dando origem a novas formas de se realizar a partir de novos conhecimentos adquiridos. Utilizando destes conhecimentos adquiridos no mundo, para assim estabelecer relações com os homens, sua sociedade e sua história.
O mundo é dado ao homem não somente para a apreciação do mesmo, e sim contribuir para seu enriquecimento através dos novos conhecimentos, modelando e remodelando as coisas para satisfazer a sua própria necessidade.

Unknown disse...

A partir do conteúdo estudado pude compreender algumas particularidades de determinados grupos minoritários, que é de extrema importância em um país com tamanha diversidade cultural. A partir desse entendimento da cultura e da visão de mundo que esses grupos podem ter, o profissional de saúde consegue atuar junto a esses povos sem deixar de respeitar suas particularidades e suas crenças. Além disso, saber lidar com as especificidades de cada grupo pode ajudar na adesão ao tratamento por parte dos pacientes.

Postar um comentário