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segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Após a leitura do artigo "A literatura Infantil no processo de formação do leitor" de Silvia Cristina Fernandes Paiva e Ana Arlinda Oliveira, responda a seguinte questão:


Como a Literatura Infantil ajuda no processo de construção dos leitores e qual a relação existente entre o livro infantil e a escola atual?

Boa escrita!
Prof. Me. José Humberto dos Anjos







25 comentários:

Unknown disse...

Na obtenção dessas informações foi cuidadosamente realizada uma abordagem do artigo "A literatura Infantil no processo de formação do leitor" de Silvia Cristina Fernandes Paiva e Ana Arlinda Oliveira. Percebe-se que a Literatura Infantil ajuda no processo de construção dos leitores quando o leitor tem uma boa interação com o livro e encontra significado no que lê; no momento em que compreende o que a mensagem quer transmitir, ou seja, que informação a leitura traz. Sem leitura é difícil obter informação. Fica claro que a leitura leva ao conhecimento e a ser crítico! Portanto a leitura contribui para o desenvolvimento intelectual do ser humano.
A Literatura Infantil contribui muito no processo de construção dos leitores devido a ser uma Arte. Sabe-se que a Arte é apreciada e corresponde a curiosidade e imaginação da criança. No entanto a relação entre o livro infantil e a escola atual é justamente o despertar o imaginário da criança proporcionando em atender as suas necessidades do qual a escola dispõe-se do espaço privilegiado de acesso a leitura, criando-se possibilidades do gosto pela leitura para a formação de indivíduo crítico e responsável, sem imposição, mas educar e instruir. Contudo a escola é o espaço de encontro entre livro e sujeito. Acredita-se que a escola não é um processo de mão única e sim, um processo onde o professor é o intermediador do conhecimento.


Sonia Inacio Nogueira Ribeiro disse...

A literatura por si só não é capaz de formar o leitor literário, ou seja, aquele leitor além de ler por prazer sabe identificar uma ideia nas entrelinhas, levantar hipóteses, tirar conclusões e fazer releitura com seu cotidiano, além do mais o material estudado conclui que ao longo do tempo o gênero Literatura Infantil tem se tornado mais atrativa, com enredos atraentes e tem se tornado de fácil acesso.
Ao ler uma boa história ou ouvir uma bela fábula a criança é capaz de se embrenhar no enredo da mesma e assim acontece um encontro com seus valores, crenças, coragem, imaginação e medo, logo o educar e o instruir, o estimular e o divertir passam a fazer parte do mágico universo infantil. O ato de ler e contar histórias aos pequenos promove a afetividade e desperta a admiração da criança pelo o adulto que detém o poder da leitura e assim desvendar os segredos dos livros.
Assim como o livro por si só não forma o leitor a escola tão pouco forma o cidadão critico e consciente de seus direitos e deveres é preciso haver um trabalho em conjunto, o seja, a escola precisa contar com profissionais bem formados e empenhados em oferecer uma educação de qualidade.
Enfim,tanto a escola quanto a Literatura Infantil tem o papel de oferecer às crianças a oportunidade de aprimorar seu desenvolvimento intelectual, afetivo, crítico e moral e assim construir um futuro promissor.

Anônimo disse...

Sandra Rosa de Melo Flores disse...
De acordo com o texto lido, na vida cotidiana nos deparamos com os caminhos da leitura motivados por situações de necessidade, prazer, obrigação, divertimento ou para passar o temo. Nesta perspectiva, podemos afirmar que a leitura é fundamental para construção de conhecimentos e para o desenvolvimento intelectual.
Com isso é importante reconhecer que a literatura infantil estimula uma formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se formam, na infância. A literatura infantil é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e expressiva.
Hoje em nossas escolas, percebemos que as crianças são estimuladas a lerem sempre. Os espaços das salas de leitura que existe nas escolas estão sendo mais utilizados para estimular em nossos pequenos alunos o encanto de ler, para que sejam bons leitores no futuro.
Enfim, percebemos que a leitura precisa ser realizada a partir de uma postura que estimulem a alegria, a criatividade, que estampe cores e vida, que desperte a curiosidade e a ludicidade naquele que lê. Com isso, o prazer pela leitura precisa ser ensinado e isso somente surtirá efeito se for mediado por alguém que de fato sinta esse prazer, goste e pratique constantemente atividades de leitura na sua vida.

Unknown disse...

Iolanda disse:

O processo de formação de leitores ocorrerá através da motivação, na forma de contar as historias, usando uma linguagem simples, lúdica e prazerosa, facilitando a alfabetização e o letramento. A construção significativa, livro, professor e aluno, ou seja, quando a criança aprova e vive esse material literário se colocando como personagem. A partir daí, ouvindo, contando, recontando e criando sua historia a criança vai sendo estimulada e será aperfeiçoada na escola e pelo professor na escolha de textos variados e adequados à faixa etária, planejando e direcionando, promovendo práticas diárias de leitura. Dessa forma o livro infantil e a escola atual encontram-se nas práticas pedagógicas que insistem apresentar a literatura infantil com exercícios intelectuais, ensino da moral e bons costumes, e para serem avaliados, esquecendo o prazer, e por falta de elementos teóricos os professores necessitam de maiores estudos na área especifica de Literatura Infantil, para desenvolverem seus trabalhos em sala de aula.

Unknown disse...

A literatura infantil para muitos adultos é considerada desnecessária. Por se tratar de crianças, muitos pensam que elas não compreenderão e alguns chegam a falar que estimular a leitura nos pequenos é “perda de tempo”.
Este pensamento é equivocado, pois é justamente nessa fase que deve começar a estimular a leitura com a criança, para que ela sinta prazer e interesse pelo ato de ler, mesmo porque, os tipos de livros que lhe serão oferecidos nessa fase serão de histórias fantásticas, onde ela imagina, sonha e viaja sem sair do lugar. Seja uma leitura contada por um adulto ou feita por ela mesma do seu jeito no seu mundo de faz de conta.
Por isso a importância de propiciar o contato com livros desde a primeira infância, para que quando adulto se torne um leitor autônomo, que lê por prazer e não por obrigação.
Portanto, é importante que a criança esteja sempre em contato com os livros e receba estímulos principalmente em casa. Dessa forma teremos cidadãos críticos, pensantes e com capacidade para exercer sua cidadania.
A relação existente entre o livro infantil e a escola atual é voltada ao exercício didático e transferência de informação. Por isso cabe a escola a responsabilidade de inserir a criança ao mundo da leitura, e principalmente transformar os neoleitores em leitores permanentemente interessados.

Unknown disse...

Segundo o crítico e historiador literário José Veríssimo, são vários as acepções do termo literatura: conjunto da produção intelectual humana escrita; conjunto de obras literárias; conjunto das obras sobre um dado assunto, ao que chamamos bibliografia de um assunto ou matéria; boas letras; e uma variedade de Arte, a arte literária.
A leitura ajuda, não só as crianças, como também adultos a adquirirem conhecimentos amplos, viajar na imaginação, criar e recriar, e tornar-se, indivíduo crítico.
Infelizmente, poucas são as crianças e até jovens e adolescentes que gostam de ler atualmente. E, para que esse quadro mude, é preciso que pais e professores, não só goste da leitura, como deve fazer com que as crianças vejam isso como exemplo.
É certo que em algumas escolas, os professores usam os livros para cumprir plano de aula e ou fazerem atividades a respeito do texto lido. Contudo, muitas escolas, incentivam o aluno a ler para ter prazer na leitura, para aprender, descobrir e viajar.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A literatura infantis possibilitam o despertar de diferentes emoções e a ampliação de visões de mundo do leitor infantil. E nesse encontro com a fantasia, a criança entra em contato com seu mundo interior, dialoga com seus sentimentos mais secretos, confronta
seus medos e desejos escondidos, supera seus conflitos e alcança o equilíbrio necessário para seu crescimento. “O espírito da criança precisa do drama, da movimentação das personagens, da soma das experiências populares e tudo isso dito por meio das mais elevadas formas de expressão e com inegável elevação de pensamento.


Aluna: Cassia Renata da Silva ( Pedagogia Parcelada )

Unknown disse...

Nildete Martins Resende Vilela disse:

Sabemos que a literatura infantil vem ganhando espaço a cada dia, e é de fundamental importância no processo de construção do leitor. A partir do momento que a criança entra em contato com o texto, seja esse repassado através de uma história contada ou de uma ilustração, faz com que ela comece adentrar em um mundo mágico, imaginário e simbólico, chegando a seu íntimo, alimentando suas fantasias e assim ampliando suas capacidades intelectuais. E após ter acesso ao mundo da leitura, passa a buscar mais e mais textos com objetivo de novas descobertas.
Segundo Meireles (1.984, p. 29): “o livro infantil é de invenção do adulto e transmite os pontos de vista que este considera mais úteis à formação de seus leitores”. Por isso a importância de uma análise dos textos para oferecer produtos de qualidade à essas crianças, pois os mesmos terão um valoroso papel na sua formação, transformando-as em leitores autônomos e críticos, ampliando sempre a compreensão de si e do mundo em que vive.
Mediante o artigo, fica claro o quão importante são os livros infantis para o enriquecimento intelectual da criança e o que proporciona quando acontece uma leitura prazerosa. Porém as pesquisas de campo mostram-nos práticas equivocadas dos professores na formação do leitor literário. Métodos diferentes são aplicados, mas não acontece a leitura espontânea, que faz a criança pensar criticamente ou navegar num mundo de sonhos.
Para que estreite a relação entre livro infantil e escola é necessária mais dedicação dos professores e também capacitação na área específica de Literatura Infantil.
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Unknown disse...

A literatura infantil contribui no crescimento cognitivo das crianças ao despertar o interesse , a imaginação , a curiosidade e a dedução na leitura que está ouvindo ou fazendo e com isso trabalha - se as capacidades intelectuais , mostrando para eles o mundo real e o imaginário respondendo muitas perguntas e aguçando outras ; começando assim a entender o meio que os cercam. A relação do livro de literatura infantil na escola é significativa uma vez que os clássicos sobrevivem dentro das escolas de forma lúdica e curricular ; porém percebe - se que a literatura infantil nas escolas deveriam ser mais explorado de maneira mais ampla no que se refere a influenciar a leitura dos alunos dando aos mesmos a liberdade de escolher o tema a ser lido sem que haja uma obrigação em ler e preencher fichas repetitivas e ou avaliações que os deixam tediados e não despertam interesse na leitura.

Unknown disse...

A literatura infantil contribui no crescimento cognitivo das crianças ao despertar o interesse , a imaginação , a curiosidade e a dedução na leitura que está ouvindo ou fazendo e com isso trabalha - se as capacidades intelectuais , mostrando para eles o mundo real e o imaginário respondendo muitas perguntas e aguçando outras ; começando assim a entender o meio que os cercam. A relação do livro de literatura infantil na escola é significativa uma vez que os clássicos sobrevivem dentro das escolas de forma lúdica e curricular ; porém percebe - se que a literatura infantil nas escolas deveriam ser mais explorado de maneira mais ampla no que se refere a influenciar a leitura dos alunos dando aos mesmos a liberdade de escolher o tema a ser lido sem que haja uma obrigação em ler e preencher fichas repetitivas e ou avaliações que os deixam tediados e não despertam interesse na leitura.

Mária Cristina Pereira Dias Gouvêa disse...

Através da literatura infantil, são desenvolvidas na criança várias potencialidades desde emoções, imaginações, talentos diversos, trabalham as relações sociais e é descoberto em qual área das inteligências múltiplas em que a criança é mais avançada. Sendo assim, é de fundamental importância que a escola, estabeleça uma boa relação com o livro infantil, tornando a leitura cada vez mais agradável e de forma atraente, para que a criança possa sentir mais e mais prazer na leitura, estabelecendo assim, um vínculo gostoso e fascinante para lhe proporcionar sucesso e crescimento intelectual e estar mais preparada para enfrentar os desafios que terá durante o decorrer de sua vida.

rejanemvilela@gmail.com disse...

A criança desde seu nascimento é um ser aprendente, o que perpetua por toda vida. A literatura contribui na construção de leitores principalmente quando há o estímulo literário dos pais e família. E este processo, reforçado no espaço escolar de forma adequada por profissionais capacitados, instigando ao aluno, a curiosidade o interesse de maneira lúdica e divertida, com certeza irá refletir no seu crescimento, despertando o gosto, o prazer pela leitura. Para isso o livro infantil só e considerado literatura infantil se atender as necessidades e aprovação da criança, como afirma Oliveira, citado no artigo Sílvia Fernandes Paiva e Ana Arlinda Oliveira. A criança ao se deparar com os contos infantis, ela consegue reconhecer suas dificuldades, medos, duvidas, conflitos etc., aprende a lidar com o mundo ao seu redor. Além de tornar um cidadão culto, consciente e crítico.

Unknown disse...

A literatura infantil é um mar de conhecimento onde a criança mergulha sem medo, vibra a cada descoberta, conhece novos caminhos, se encontra nas suas dificuldades e até mesmo se espelha em algum personagem no qual se identifica. Essa transmissão de conhecimento acontece não somente na linguagem escrita, mas sim em diferentes linguagens. Um grande exemplo são as histórias contadas pelos avós que são passadas de geração em geração, sendo absorvidas mesmo por quem ainda não possui conhecimento de leitura.
Para que uma história infantil possa contribuir com o processo de construção de conhecimento de um leitor, é preciso que a mesma possua uma linguagem simples, desperte a curiosidade e que se aproxime cada vez mais da realidade do leitor. O educador precisa conhecer a realidade e o perfil dos seus alunos, pois, assim diante do material disponível para o trabalho, o professor se permite fazer algumas adaptações na linguagem de algumas histórias, a fim de tornar a leitura interessante, onde a criança possa refletir e interpretar o que a mesma lhe oferece. A escola é o meio mais comum e acessível, onde a criança possui contato com algum tipo de literatura, sendo que por vezes lhe é imposto e não oferecido, assim a criança se sente obrigada a ler, sem que haja a compreensão, reflexão e alegria no ato realizado.
Portanto nas escolas atuais, mesmo as que possuem poucos recursos, tem algumas literaturas ou fábulas à disposição do educador. Cabe a ele está preparado e constantemente atualizado para que consiga transmitir tal conhecimento de maneira lúdica e agradável para o público leitor. O professor em nenhum momento, deve subestimar a inteligência, a capacidade de interpretação que cada aluno possui. É preciso permitir que o leitor mergulhe no mundo encantado da leitura e reflita sobre qual a mensagem a história quer lhe transmitir.

Juliana Cabral Gomes Carvalho disse...

A literatura infantil permite que a criança viaje pelo mundo mágico e imaginário dos contos, fábulas e lendas, pois isso a fascina, o que vem a contribuir para que ela se torne um leitor de fato. A partir de então, ela passa a ter um grande interesse em ler estes livros, e quando esta literatura é bem trabalhada, principalmente em sala de aula, a criança consegue encontrar significado no que lê, para que se torne um leitor de verdade não só na educação infantil, mas para a vida toda. Esta primeira estimulação está nas mãos dos professores da educação infantil e diante dessa grande responsabilidade os professores têm que estarem aptos para selecionar os livros literários que vão ser trabalhados em sua sala de aula.

Luciana Tavares da Silva disse...

A literatura infantil ajudará na construção dos leitores quando estes tiverem uma base bem formada, primeiro com as histórias lidas e contadas por seus pais e familiares quando pequenos e depois complementada por seus professores quando inseridos na escola. O professor por sua vez deverá tomar o cuidado com o tipo de material ministrado em suas aulas respeitando assim a faixa etária de cada aluno o que desenvolverá neles o gosto pela leitura o que contribuirá em sua formação, tornando-o um leitor ativo, crítico e sempre em busca de novos conhecimentos. Conforme o desenvolvimento da criança, o professor deverá introduzir novos livros que aumente sua curiosidade.
A escola por sua vez poderá contribuir com materiais diversificados que poderão ser utilizados conforme as necessidades e faixa etária do alunado. O livro infantil como um desses materiais é trabalhado nas escolas com objetivo de desenvolver o interesse da criança pela leitura, o seu desenvolvimento cognitivo sem contar que o transporta para o mundo imaginário o que facilita sua compreensão do que é certo ou errado trazendo assim como aprendizado para a vida real.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A literatura infantil já é capaz de causar interesse na criança antes mesmo dela aprender a ler, faz com que o aluno se torne um leitor, tornando-o crítico, curioso. O livro tem que chamar atenção pela história que será lida, na ilustração, no suspense, na emoção ou qualquer argumento que chame a atenção para a leitura.
Mesmo que hoje exista vários meios de prender a atenção do aluno para a leitura, o livro ainda continua sendo o ponto de magia e descoberta da história, basta ter uma história interessante que faça o aluno imaginar.
A escola hoje tem um papel de suma importância na construção do leitor literário, pois com o dia a dia corrido da família, fica com o professor o papel de pensar em novas metodologias para despertar a leitura interessante, para que o aluno queira ler, e saiba interpretar, e até mesmo construir um novo texto.

Unknown disse...

A literatura infantil é extremamente importante para o desenvolvimento e formação da criança em relação a si mesma e ao mundo em que vive, pois a criança que lê tem mais facilidade e capacidade construtiva e intelectual para serem inseridas na sociedade. Para isso professores e pais devem estimular o hábito da leitura desde os primeiros anos de vida. A leitura conta com a ludicidade que tem uma grande contribuição para o aprendizado despertando assim a imaginação e poder de criação das crianças. A literatura tem por objetivo preparar cidadãos que possam contribuir para a sociedade e crescerem leitores críticos e pensantes

Unknown disse...

oi prof jose humberto, sou o Luis Régis, aluno seu do curso de medicina da unifimes, vim responder à sua pergunta da aula passada, sobre de que forma o conteúdo estudado pode correlacionar-se com o entendimento para a atuação na área de saúde em grupos minoritários indigenas. Pois bem, os indigenas necessitam de uma atenção redobrada em saude pelo fato da precaria situação em termos de acesso na qual estão submetidos no Brasil. Eles precisam de um sistema exclusivo capaz de satisfazer suas requisições em saude, que leve em conta os aspectos geográficos, demográficos e culturais. Isso é uma maneira de garantir seus direitos, assim como reforçar a autodeterminação desses povos. O sistema deve abranger não só o tratamento de doenças, mas também a prevenção delas, como campanhas de vacinação. As principais causas dos óbitos na população indígena adulta, em 2003, foram externas, seguidas das doenças do aparelho circulatório, respiratório e as doenças infecciosas e parasitarias. Estes e outros se apresentam como grandes desafios neste momento histórico que vive as comunidades indígenas no Amazonas. Eis que surge a necessidade de implantação e cuidados imediatos da saúde dessas comunidades, pois uma quantidade imensurável de indígenas veio a óbito como consequencia de enfermidades trazidas por colonizadores e maus tratos passados e atuais. Portanto, a saúde do índio merece ser supervisionada de forma irredutível, no intuito de cultivar e proteger essas populações, visto que, no Brasil, os povos indígenas compõem 305 etnias, falam 274 línguas e totalizam aproximadamente 897 mil indivíduos (IBGE, 2010). Eles estão presentes em todas as Unidades Federativas do Brasil e cada povo possui uma cultura própria. Esta diversidade cultural consiste em uma das maiores riquezas do país, bem como também consiste um grande desafio para a elaboração e implementação de politicas públicas específicas e diferenciadas.

Unknown disse...
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Unknown disse...
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Unknown disse...

A educação sobre os indígenas é importante diante de culturas que foram atropeladas pelos colonizadores. Suas crenças e costumes começaram a ser substituídos por hábitos portugueses e espanhóis. Isso levou os indígenas a colocar o restante da sociedade brasileira como uma raça que quer, ainda hoje, acabar com suas tradições. Dessa maneira, o conhecimento decorrente de sua história é necessário durante o atendimento clínico médico, uma vez que respeitar e entender as caixas desses povos requer um olhar tendente ao leigo, visto que temos um pensamento etnocêntrico em torno de nossa cultura. Assim, aceitar o confronto contra o tratamento é inevitável, mas o ato de convencer o seu paciente para o melhor de sua saúde, sempre respeitando a autonomia e a beneficência, fica certamente mais fácil.

Mariana N disse...
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Mariana N disse...

Diante dos temas estudados a respeito dos grupos minoritários, é possível ver a necessidade de uma maior atenção voltada ao atendimento dessas pessoas. Há uma diversidade de culturas e crenças pelo mundo, que interferem de modo direto ou indireto na causa e tratamento de certas doenças. Dessa forma, é necessário que o médico tenha um conhecimento prévio sobre a história, a origem, o significado e a relação saúde-doença-tratamento dessas culturas, seja a índigena, a africana, ou outras. É importante que o médico saiba lidar com questões como o curandeirismo, rituais religiosos, crenças e até descrenças dos métodos médicos por parte dessas populações. Deve-se sempre procurar o melhor para cada paciente, mas permitindo que sua autonomia seja preservada, estabelecendo-se um equilíbrio.
Mariana Nunes - Medicina T1

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